quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sonda da Nasa envia fotos de voo sobre cometa



Uma sonda espacial da Nasa começou nesta terça-feira a enviar para a Terra (15) as primeiras fotos de seu sobrevoo sobre um cometa, com o objetivo de estudar transformações na superfície do objeto espacial.

A nave Stardust passou na noite desta segunda-feira (14) a apenas 181 km do cometa Tempel 1 e tirou fotografias durante a passagem. A ideia da Nasa era divulgar as imagens de trás para frente, começando com cinco imagens em "close" do cometa. Mas, por uma razão ainda desconhecida, a sonda mandou primeiro as fotos de quando estava longe do objeto.

Em 2005, o Tempel 1 recebeu uma visita um tanto violenta de uma outra sonda da Nasa, a Deep Impact, que atirou uma bola de cobre sobre o planeta, fazendo com que detritos voassem pelo espaço e uma cratera se formasse sobre o objeto. Mas, como subiu muita poeira após o tiro, a sonda não conseguiu tirar fotos do buraco.

Como os cometas têm órbitas bastante longas (indo até bem longe do Sol e depois bem perto), eles passam muito tempo longe do astro. O frio faz com que eles tenham a estrutura bastante preservada e possam fornecem informações sobre a formação do Sistema Solar.

O Tempel 1 não é o primeiro cometa com quem a sonda, lançada em 1999, se encontra. Em 2004, ela passou perto do cometa Wild 2 e coletou partículas de poeira do objeto. O material foi mandado para a Terra por meio de uma cápsula que caiu no deserto de Utah, nos Estados unidos.

A Stardust já voou 5,6 bilhões de km desde o lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aldebaran

Para aqueles que são facinados pelos mistérios do universo.