quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Nasa examina ônibus espacial Discovery após acidente


A Nasa (agência espacial americana) informou nesta quarta-feira (9) que inspeciona detalhadamente o ônibus espacial Discovery depois de um funcionário deixar cair por acidente uma ferramenta metálica durante os trabalhos de reparação da nave.

O acidente aconteceu na última terça-feira (9) à noite, quando os técnicos que trabalham nos consertos do Discovery mexiam no duto de ventilação de hidrogênio do tanque de combustível externo.

Os funcionários estavam na parte superior do ônibus espacial, em uma passarela, quando uma das ferramentas, conhecida como calibrador, se desfez em várias partes e caiu.

A porta-voz da Nasa, Andrea Thompson, disse ao site Space.com que ninguém ficou ferido e que os especialistas passaram a noite verificando possíveis danos no ônibus espacial.

Está prevista para o dia 24 de fevereiro, às 18h50, no horário de Brasília, a última viagem do Discovery rumo à Estação Espacial Internacional). Será uma das últimas missões do programa de ônibus espaciais da Nasa.

A agência espacial americana teve de atrasar em várias ocasiões o lançamento do Discovery, que estava previsto inicialmente para 5 de novembro de 2010. O primeiro problema foi um vazamento de hidrogênio. Depois, uma falha elétrica e, posteriormente, a descoberta de rachaduras no tanque de combustível externo durante o processo de enchimento, quando o ônibus espacial estava pronto para iniciar a missão STS-133.

Após dois meses de análise e vários testes, os engenheiros da Nasa determinaram que o problema era uma combinação de fatores de fabricação e do processo de enchimento do tanque, no qual se introduz combustível líquido, principalmente oxigênio e hidrogênio a mais de 100ºC abaixo de zero. A solução encontrada foi instalar reforços estruturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aldebaran

Para aqueles que são facinados pelos mistérios do universo.