domingo, 20 de fevereiro de 2011

Fim da "greve" dos ônibus espaciais prevista para dia 24


A Nasa, agência espacial dos EUA, anunciou nesta sexta-feira (18) que a nave Discovery partirá para a ISS (Estação Espacial Internacional) na próxima quinta (24), como estava previsto.

Os diretores da missão se reuniram ontem no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para discutir o protocolo de revisão de preparação do voo.

Após uma longa sessão, decidiram que o lançamento do ônibus espacial seria mantido para o dia 24 de fevereiro, às 16h50, na costa leste americana (18h50 de Brasília). A informação foi confirmada pela Nasa em sua página no Twitter.

A Discovery já se encontra na plataforma de lançamento 39A. Os técnicos revisaram toda a nave após nove atrasos no calendário, primeiro devido a um vazamento de hidrogênio, depois por uma falha elétrica, e posteriormente pelo descobrimento de fendas no tanque de combustível externo.

Este vazamento deu muita dor de cabeça aos engenheiros, que no início não encontravam a origem das fendas e precisaram trocar o lacre do conduto de ventilação de hidrogênio do tanque de combustível externo.

Em sua última jornada de trabalho, os operários desinstalaram o braço de acesso ao tanque externo de combustível da nave.

Os seis membros da tripulação revisaram os dados de voo no Centro Espacial Johnson, em Houston, e devem se deslocar neste domingo (20) para o centro Kennedy, onde irão iniciar os últimos preparativos antes do lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aldebaran

Para aqueles que são facinados pelos mistérios do universo.