segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Astronautas "brincam" de viagem espacial


Depois de oito meses de viagem, uma missão “de mentirinha” para Marte chegou nesta segunda-feira (14) ao seu ponto máximo, quando dois astronautas “tocaram” o solo do planeta, mas sem tirar o pé da Terra.

Na verdade, os profissionais estão participando de uma simulação de missão em Marte. Trancados desde 3 de junho de 2010 em um conjunto de módulos cilíndricos que constituem um simulador, seis homens vão passar um total de 520 dias em um experimento montado em um galpão no bairro de Khoroshevski, em Moscou, capital da Rússia. O objetivo é analisar as condições físicas e psicológicas e a tolerância dos membros de uma tripulação durante um voo interplanetário.

Hoje, dois deles tiveram a honra de sentir o que seria dar passos em Marte, usando inclusive roupas espaciais – eles caminharam por uma hora e 12 minutos em um local com 10 m de comprimento e 6 m de largura coberto com areia vermelha.

O ítalo-colombiano Diego Urbina, que fez a caminhada ao lado do russo Aleksandr Suvorov, disse que a Europa “por séculos explorou a Terra”.

– Hoje, olhando essa terra vermelha, eu posso sentir o quão inspirador vai ser olhar através dos olhos do primeiro homem a andar em Marte. Eu saúdo todos os exploradores do futuro e lhes desejo boa sorte.

A próxima caminhada vai ser realizada no dia 18 de fevereiro. A última tarefa está marcada para o dia 22 de fevereiro. Os astronautas vão viver durante 16 dias em um pequeno módulo que simula um veículo com capacidade de pousar em Marte, com possibilidades limitadas de exercício físico.

Os seis participantes do projeto Mars500 foram separados em dois grupos quando a nave-simulador, integrada por cinco módulos, simulou uma chegada à órbita de Marte, no dia 2 de fevereiro. Com roupas especiais, três homens se deslocaram para o módulo de aterrissagem que pousou no último sábado (12) no planeta vermelho, enquanto os outros permaneceram no módulo principal.

O período de isolamento na falsa nave de 180 m2 se refere à duração de uma verdadeira viagem para Marte, com 250 dias de ida, 30 dias de permanência e 240 dias de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aldebaran

Para aqueles que são facinados pelos mistérios do universo.