quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Foi descoberto o maior planeta conhecido no Universo


Imagem gerada por computador do TrES-4 e do seu sol

Cientistas descobriram o maior planeta conhecido até agora, uma bola gigante constituída principalmente por hidrogénio, 20 vezes maior do que a Terra e que circunda uma estrela na Constelação de Hércules, a 1.400 anos-luz.

Os cientistas acreditam que o planeta é 1,7 vezes o diâmetro de Jupiter, o maior planeta do sistema solar, e tem uma temperatura de 1.260 graus Celsius.


"Provavelmente não existe uma superfície firme no planeta. Afundar-nos-iamos nele", disse Georgi Mandushev, um dos investigadores do Lowell Observatory e principal responsável por um artigo a anunciar a descoberta, publicado segunda-feira no Astrophysical Journal Letters. O planeta, de baixa densidade, foi descoberto pelo Lowell Observatory em conjunto com o California Institute of Technology's Palomar Observatory e telescópios colocados nas Ilhas Canárias, Espanha.

Os astrónomos já tinham sinalizado o novo planeta, chamado TrES-4, na Primavera de 2006, descoberta que foi confirmada mais tarde por cientistas da Universidade de Harvard e do W.M. Keck Observatory, no Havai. Os cientistas estão ainda a trabalhar na possibilidade de existirem mais planetas na mesma constelação.

"É possível! Não sabemos o que acontece lá. É possível existir lá outro planeta, o que seria incrível", disse Mandushev. O Lowell Observatory ficou conhecido pela descoberta, em 1930, de Plutão, recentemente "despromovido" de planeta a planeta-anão.

2 comentários:

  1. acho bem interessante essas notícias sobre o universo. Ele me facina com tanta beleza e riquesa. Como a criação de Deus é magnifica.

    ResponderExcluir
  2. como ele pode ser 20 vezes maior que a terra se é 1.7 vezes o diâmetro de Júpiter? ta errado isso, pois Júpiter é quase mil vezes maior que a terra

    ResponderExcluir

Aldebaran

Para aqueles que são facinados pelos mistérios do universo.