quarta-feira, 11 de agosto de 2010











Boletim de Atividade Solar

tempestades solares
Prognóstico para 12/08 até 14/08

A tabela abaixo mostra a probabilidade de ocorrência de flares solares de classe M e X nos próximos 3 dias.

FLARE 24 h 48 h 72 h
CLASSE M 01% 01% 01%
CLASSE X 01% 01% 01%

Tempestades Geomagnéticas
Previsão para 12/08 até 14/08

A tabela a seguir mostra a previsão de ocorrência de tempestades geomagnéticas nas latitudes médias e altas nas próximas 72 horas.

INTENSIDADE Latitudes Médias Latitudes Altas
24 h 48 h 72 h 24 h 48 h 72 h
ATIVA 10% 10% 10% 10% 10% 10%
MENOR 01% 01% 01% 01% 01% 01%
MAIOR 01% 01% 01% 01% 01% 01%


Dados Atuais - 21:19 BRT
A velocidade do vento solar medida pelo satélite SOHO é de 349 km/s. O número de manchas solares informado é de 56 para um fluxo solar de 86.

A imagem acima, transmitida pelo satélite SOHO mostra a coroa solar vista através do coronógrafo de ângulo largo, LASCO C3. Nesta imagem é possível acompanhar os flares solares, acompanhados de ejeções de massa coronal. Estrelas e planetas também podem ser vistos na imagem.







Tempestades Geomagnéticas

Explicação

A linha vermelha exibida no gráfico mostra o Fluxo de Raios X registrado pelo satélite GOES-14 no comprimento de onda entre 1 e 8 angstrons. Dentro desta região do espectro, os flares solares produzem picos que permitem classificar a intensidade da tempestade solar.

Picos superiores a 10-5 já são considerados tempestades. Maiores que 10-4 são tempestades de classe X, bastante intensas.

Do lado direito do gráfico existe a correlação entre o fluxo de raios X e os flares solares. Flares de Classe X podem provocar blackouts de radiopropagação que podem durar diversas horas ou até mesmo dias.

As rajadas da Classe M são de tamanho médio e também causam blackouts de radiocomunicação que afetam diretamente as regiões polares. Rajadas de Classe C ou inferiores são fracas e pouco perceptíveis aqui na Terra.





Índice KP da Atividade Solar

Explicação

O gráfico acima mostra o Índice KP de atividade solar e é atualizado a cada 3 horas.

Os valores são derivados do tradicional Índice K, informados por uma série de magnetômetros instalados principalmente no Canadá e EUA. O índice retrata diretamente a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terrestre, principalmente a ionosfera.

O Índice KP varia conforme a hora do dia, época do ano e também com a posição da Terra em relação ao Sol. Também existe relação direta com a quantidade de manchas solares. Quanto mais alto o índice, mais ruidoso está o Sol e mais radiação ionizante atinge a Terra.

Quando o índice KP está abaixo de 5 as condições da ionosfera estão quietas. Acima desse número já ocorrem tempestades geomagnéticas, sendo que números acima de 6 já são considerados preocupantes e diversas empresas e instituições são alertadas sobre a possibilidade de interferências e danos em equipamentos.
Previsão da Atividade Solar Futura

Explicação

Este gráfico, atualizado mensalmente, mostra o progresso e a previsão da atividade solar ao longo dos anos.

O eixo vertical indica o fluxo solar no comprimento de onda de 10.2 cm (2800 MHz). Esse número varia dentro de uma margem que vai de 60, quando não há manchas solares, até até 300, quando o Sol apresenta muitas manchas.

O eixo horizontal é o progresso da atividade ao longo dos anos, desde o passado até o atual momento e se estende por diversos anos no futuro.

A linha vermelha mostra a previsão da atividade futura, baseada em dados históricos coletados até o mês anterior ao atual.

Conclusão
Baseado na atual previsão, informada no topo do gráfico, vemos que o pico da atividade solar do ciclo atual ocorrerá em maio de 2013.
Os valores calculados mostram que o fluxo solar ficará entre 132 e 150 , com o máximo previsto de 100 manchas solares .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aldebaran

Para aqueles que são facinados pelos mistérios do universo.