quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Moléculas fundamentais para a vida na Terra podem ter vindo do espaço


Cientistas da Nasa (agência especial americana) descobriram que os aminoácidos –fundamentais para produção de proteína, a substância usada para formar estruturas básicas nos organismos vivos – podem ter vindo do espaço. O cabelo e as unhas, por exemplo, têm como base a proteína, que também é usada para acelerar ou regular reações químicas.

Os aminoácidos existem de duas formas, sendo uma o espelho da outra, como acontece com as nossas duas mãos. A vida na Terra é baseada exclusivamente na molécula que representaria a mão esquerda, mas os especialistas sabem que a variedade que seria a da mão direita, destra, poderia funcionar perfeitamente como seu par “canhoto”.

O grande desafio dos pesquisadores é descobrir por que a Terra favoreceu o modelo de molécula da mão esquerda.

Em março de 2009, pesquisadores do Centro Goddard de Voo Espacial da Nasa, relataram a descoberta de uma abundante forma de aminoácidos “canhotos” nas amostras de meteoritos que vieram de asteroides ricos em carbono. Isso sugere que a vida desse específico tipo “canhoto” começou no espaço, onde as condições dos asteroides favoreceram a criação dessa forma de aminoácidos. Impactos de meteoritos podem ter fornecido esse material, enriquecido de aminoácidos “canhotos”, para a Terra.

Em nova pesquisa, a equipe revela ter encontrado o mesmo tipo de aminoácido “canhoto” também em abundância numa variedade muito maior de meteoritos ricos em carbono.

Daniel Glavin, do Centro Goddard da Nasa e autor de um artigo científico sobre o assunto publicado na revista científica Meteoritos e Ciência Planetária, diz que a descoberta de 2009 não é um fato isolado.

- Isso nos diz que nossa descoberta inicial não foi um acaso, que realmente havia algo acontecendo no asteroides de onde vieram esses meteoritos que favorece a criação de aminoácidos “canhotos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aldebaran

Para aqueles que são facinados pelos mistérios do universo.