quarta-feira, 16 de junho de 2010

No espaço, astronautas da ISS veem 16 vezes o Sol nascer


Apesar de comum, o espetáculo do nascer ou pôr-do-Sol é sempre um regalo aos nossos olhos. Aquelas nuances de tons produzidas pela atmosfera não tem igual no Sistema Solar. Agora, imagine poder assistir esse espetáculo 16 vezes ao dia a bordo de um veículo ultra rápido. Essa é a "chata" rotina dos tripulantes da Estação Espacial Internacional!

A maravilhosa imagem acima nos permite uma pequena amostra do que os astronautas observam quando olham pelas escotilhas da ISS, a Estação Espacial. Ela foi registrada no dia 25 de maio de 2010 quando o complexo orbitava sobre parte do oceano Índico. Na cena, a curvatura da Terra é perfeitamente visível ao longo da linha do horizonte e abaixo da escuridão do espaço uma brilhante sequência de cores revela as diversas camadas da nossa atmosfera.

Em fortes tons amarelos e laranjas vemos a troposfera, que se estende entre 6 e 20 quilômetros de altura. Essa camada contêm cerca de 80% da massa de toda a atmosfera e quase todo o vapor de água que forma as nuvens e causa as precipitações. Diversas camadas de nuvens escuras são visíveis nessa região, onde as variações das cores ocorrem principalmente devido às diferentes concentrações das partículas em suspensão - os chamado aerossóis.

Outra camada perfeitamente visível é a estratosfera, vista aqui em cores brancas e rosadas. Essa camada normalmente tem poucas nuvens e se estende até 50 km de altitude acima da superfície. Acima dela, fortemente tingida de azul vemos a alta atmosfera, que inclui a mesosfera, termosfera, ionosfera e exosfera. À medida que se eleva, a quantidade de gases diminui e os tons azulados se mesclam em degradê com o negro do espaço.

Apesar de ocorrer 16 vezes ao dia e permitir múltiplas chances de fotografias, a velocidade orbital da ISS de mais de 28 mil km por hora não permite que esse espetáculo dure bastante tempo. Enquanto na Terra o nascer e pôr-do-Sol podem levar muitos minutos, a bordo da Estação Espacial o espetáculo não dura mais que poucos segundos.

Um comentário:

  1. opa, pessoal, parabéns pelainiciativa de montar o clube Aldebarã no bairro do José Walter. Vida longa ao mais novo grupo de astronomia de Fortaleza. Será que vocês me convidariam para dar alguma palestra aí no bairro ou fazer um grupo de estudo sobre astronomia?

    Valeu
    Bernon, CASF-Clube de Astronomia de Fortaleza

    ResponderExcluir

Aldebaran

Para aqueles que são facinados pelos mistérios do universo.