terça-feira, 19 de outubro de 2010

Altura média da órbita da Estação Espacial Internacional será elevada em 900 m


A altura média da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS) será elevada na próxima quarta-feira (20) em 900 m para garantir boas condições de acoplamento em novembro para o ônibus espacial Discovery, informou nesta terça-feira (19) o centro de controle de voos espaciais (CCVE) da Rússia por meio de um comunicado citado pela agência de notícias Interfax.

Valeri Lindin, porta-voz do CCVE, detalhou o horário da operação.

- Os oito propulsores de acoplamento e orientação da nave Progress M-07M, ligada ao módulo de serviço Zvezda, serão elevados às 23h41 no horário de Moscou [17h41, no horário de Brasília] e funcionarão durante 228,7 segundos.

Ele disse ainda que "como resultado da manobra, a velocidade de voo da estação aumentará em 0,5 metro por segundo" e que a altura média da órbita terá sido elevada em 900 m até os 353,3 km.

Está previsto que o Discovery, com seis astronautas da Nasa (agência espacial americana) a bordo, se acople à plataforma em 1º de novembro às 23h40 horário de Moscou (18h40, no horário de Brasília).

No final de maio deste ano, a ISS teve sua órbita reposicionada para permitir o retorno à Terra da nave russa Soyuz TMA-17. Em abril, a altura da órbita da estação ficou 5,2 km mais alta para o acoplamento do cargueiro Progress M-05M que aconteceu alguns dias depois.

Construída a partir de um projeto de US$ 100 bilhões (R$ 169 bilhões) que envolve 16 nações desde 1998, a ISS funcionará pelo menos até 2020. A plataforma serve para testar experiências científicas e a capacidade humana para viagens em longas distâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aldebaran

Para aqueles que são facinados pelos mistérios do universo.